informaçoes sobre a rep checa

juh juh

informaçoes sobre a rep checa

ola!
caros amigos, entrei neste fórum porque foi-me colocada uma proposta para ir trabalhar para a Rep. Checa, para os arredores de Praga, e eu gostara de saber qual é o vosso feedback quanto ao país e as condições de vida que aí encontraram.
percebi que a nível de custos é semelhante a Portugal, ou estou errada?
e relativamente a salários? para um engenheiro em inicio de carreira, qual é o salário médio?

cumprimentos e boa sorte a todos,

joana
tugascz tugascz

Re: informaçoes sobre a rep checa

Olá Joana!

Se puderes adiciona a zona/cidade para onde vais trabalhar, pois a localização tem bastante relevancia em todos os aspectos ligados ao nivel de vida. A republica Checa não é tão homogenea como Portugal em termos de salarios e custos de vida. Este ano por exemplo, Praga estava em 30º lugar nas cidades mais caras do mundo, no entanto, se fores a 30km de distância da cidade certamente o nivel de vida é completamente diferente.

Um exemplo está neste artigo (em inglês) do expats.cz sobre o custo de vida em várias cidades checas: http://www.expats.cz/prague/article/czech-culture/czech-standards-of-living/. Para quem conhece as rendas praticadas em Praga e compara com as rendas neste artigo, pode-se observar uma grande diferença de valores.

Mais info em: Custo-de-vida-na-Republica-Checa
coelhopvaz coelhopvaz

Re: informaçoes sobre a rep checa

Juh

Sobre o salário depende muito da tua área de especialização. Mas numa maneira geral os salários são equiparados ou melhores do que em Portugal, em especial nas áreas de tecnologia intensa. Mas qual é a tua área de especialização?
Depois como é obvio depende do sitio onde fores trabalhar, pois de Praga para uma cidade 40 km de Praga pode existir uma diferença substancial – melhor salário em Praga.
Outra coisa que também te deves informar é sobre impostos, pois como deves saber existe somente uma taxa única de 15% sobre o valor bruto do teu salário

Em relação ao custo de vida é um pouco como para os salários: em Praga sob um pouco, mas de forma geral o custo de vida é ao mesmo preço ou mais barato que em Portugal.
Mas as coisas básicas para casa, a comida, os transportes ou mesmo outros bens essenciais podem ser encontrados mais baratos do em Portugal. Claro que não podes esperar ter coisas mais complicadas de encontrar um por cá (por exemplo peixe) ao mesmo preço de Portugal.

juh juh

Re: informaçoes sobre a rep checa

Muito obrigada pela ajuda que me estão a dar.

A localidade é Rakovnik e a oferta é na área da engª química.

quanto aos descontos, vi uma espécie de calculadora virtual na página seguinte

http://www.finance.cz/dane-a-mzda/financni-kalkulacky/mzdovy-kalkulator/

e fiz uma pequena simulação. a pág é fiável?

cumprimentos,

Joana
tugascz tugascz

Re: informaçoes sobre a rep checa

Ola Joana, eu experimentei a calculadora e pareceu funcionar bem.

O Joao tinha falado nesse site ha algum tempo atras, creio que 'e fiavel Calculo-de-salario-bruto-liquido-na-Rep-Checa

Um conselho para quem va' viver para cidades mais pequenas é que faça um acordo com a entidade patronal para ter casa paga pela empresa, pois em cidades mais pequenas pode ser complicado arranjar casa para alugar pois a oferta e' menor e sempre se poupa algum dinheiro.

Lista de verificacao ("Checklist"):

- Habitacao providenciada pelo empregador?
- Periodo de experiencia? (3 meses)
- Bilhetes de aviao para visitar o pais de origem uma vez por ano?
- Custos de relocacao, para trazer alguns itens pessoais (roupa, livros, etc)?
- Subsidio de ferias? (em regra, ca recebe-se 12 ordenados por ano, ao contrario de Portugal em que se recebe 14 ordenados por ano)
- Empregador providencia curso basico de checo?
- beneficios do genero vales de desconto para desporto, saude, etc...

juh juh

Re: informaçoes sobre a rep checa

obrigada pelas dicas.
esses pormenores ainda sao desconhecidos, so tive uma primeira entrevista onde esses pormenores n constavam. a empresa é americana e n conheço ninguem q trabalhe la e n tive qualquer contacto com ela pois quem esta a tratar do recrutamento é a manpower....
j_duarte j_duarte

Re: informaçoes sobre a rep checa

Ola Joana,

Para um engenheiro quimico em principio de carreira, eu diria que o salario em Praga estaria entre as 25 e as 35 mil CZK por mes. Dependendo se e' uma empresa estrangeira, ou uma empresa Checa. Muito dificilmente passaria dos 40.000 CZK.

Em Rakovnik, os salarios sao provavelmente mais baixos, mas tambem o custo de vida. Quanto a' calculadora, funciona bastante bem.

Boa sorte com tudo,
Joao