Ola a todos

miguelbap miguelbap

Ola a todos

Viva,

Chamo-me Miguel, sou engenheiro na área de redes/telecomunicações e estou a pensar seriamente em sair de Portugal para ir trabalhar para o estrangeiro.

Tenho algumas coisas em vista em diversos países mas confesso-vos que estou inclinado em ir para a Rep. Checa :)

Por isso resolvi fazer o trabalho de casa e googlei a ver se encontrava algum forum de tugas na Rep. Checa .... e voila!! ... encontrei-vos :)

Bem, por agora é só para vos dar um olá e espero encontrar-vos pessoalmente em breve :) até lá vou abusar da vossa paciencia e fazer algumas perguntas :)

cumps,
RicAlm RicAlm

Re: Ola a todos

Olá Miguel

Bem-vindo ao forum e bem-vindo (talvez) à Rep. Checa.
Força com essas perguntas. Estamos preparados :)

Ricardo
miguelbap miguelbap

Re: Ola a todos

Oi. obrigado pelo  apoio :) sendo assim vou começar a disparar algumas perguntas :

Estou em negociações para um trabalho na Rep. Checa o meu problema é que não tenho uma ideia concreta  dos valores que eles estão a pagar.

Com disse anteriormente sou engenheiro de redes/telecomunicações e sou CCNP. Tenho aproximadamente 7 anos de experiencia.

Conseguem dar-me alguma dica dos valores que eles pagam e do nível de vida (Eu sei que depende da cidade).
A proposta que me fizeram parece-me claramente baixa mesmo sendo para Brno (35000 CZK)

Por exemplo, lembro-me de um amigo meu que estava em inglaterra que me disse q ir para lá a ganhar menos de 5000€/mes não valia a pena.

Preciso desta info ASAP. toda a ajuda é bem vinda :)
tugascz tugascz

Re: Ola a todos

Olá Miguel, bem vindo ao forum ;)

35 000kc para um eng. de telecom com 7 anos de experiencia acho que é pouco, 50 000kc seria talvez o minimo aceitavel, mesmo para uma cidade como Brno. Geralmente o custo de vida para um estrangeiro é superior á média dado que as rendas custumam ser mais elevadas e há o custo das visitas a Portugal com bilhetes entre 200eur e os 300eur para voos directos da TAP.

Como a renda é o que pesa mais no orçamento, aqui vão os valores mencionados no expats.cz para a renda de uma casa em Brno: T1- 6000/8000 e T2 - 11000/18000. Em alguns casos, é preciso adicionar entre 1500 e 2500kc para os custos da electricidade, agua, condominio e internet.
Os custos com alimentação cá são relativamente mais baixos, os transportes cá são seguramente mais baratos (em Praga o passe mensal custa 500kc aprox).

NOTA: O ideal seria continuar este tópico de discussão sobre os custos de vida no topico custos de vida na Rep. Checa ou no Sub-Forum - Republica Checa. Assim, a informação sobre os custos de vida fica menos dispersa e é mais facil para os outros visitantes encontrarem a informação.

miguelbap miguelbap

Re: Ola a todos

oi tugascz, obrigado pelas dicas e pelos links :)

a mim também me parece que no meu caso o minimo seriam os 50.000 czk.

Tive uma entrevista telefónica e quando me disseram o valor dos 35.000 czk disse-lhe q estava desapontado com esse valor e ainda por cima era uma empresa estrangeira.  Eles responderam-me dizendo q para a rep. checa era um salário bastante acima da média. perante esta resposta comecei a pensar que era melhor riscar a rep. checa dos possíveis países para ir trabalhar.

Por isso resolvi perguntar-vos. Podia ser que por 500€ conseguisse pagar todas as despesas e viver bem :) .. era pouco provável .... mas o melhor é sempre perguntar :)

Assim sendo vou continuar a tentar ir para o rep. checa pode ser que consiga algo melhor pago ... senão ... vou escolher outro país.

obrigado uma vez mais e se tiverem mais dicas e conselhos por favor partilhem comigo e com o resto da comunidade :)
tugascz tugascz

Re: Ola a todos

35000 é acima da media de facto, inclusive até dá para sobreviver com 35000kc, mas no fim do mês não vai sobrar muito para meter na conta poupança ou para comprar um carro por exemplo. Tudo depende do ponto de vista :P
RicAlm RicAlm

Re: Ola a todos

O "tugascs" resumiu bem a questão.
De facto, 35000kc pode ficar acima da média salarial mas na tua área e com a tua experiência eu diria que é pouco, sim.
Pode ser um bom salário para, por exemplo, um checo que viva em casa dos pais em Brno. No teu caso tens que pensar se de facto compensa. Recorda que do salário bruto terás que descontar cerca de 15% de impostos. Uma questão que convém peguntar é se a empresa oferece algum tipo de seguro de saúde (é algo importante na Rep. Checa, para teres assistência médica).

Para um português se mudar para a Rep. Checa há que pensar se vale a pena esse valor. No caso de uma pessoa desempregada ou que queira muito enriquecer o seu CV seria uma boa hipótese a considerar, pela experiência.

Acho que consegues uma proposta melhor. Mas os 5000€/mes que referiste não é realista para a Rep. Checa, até porque o custo de vida não é comparável ao de UK.

Boa sorte
miguelbap miguelbap

Re: Ola a todos

muito obrigado tugascz e ricalm pela partilha da vossa experiencia e conhecimento :) Estou certo que para além de mim, estão a ajudar outros tugas que andarão, ou vao andar, por este forum.
É realmente muito gratificante quando nos sentimos ajudados por outras pessoas :)

pode ser que arranje um salario de 100.0000 czk/mês :D e aí convido-vos para irmos beber umas cervejas ... e até vos levo bacalhau e uns chouriços cá da terra :D

eu vou mantendo-vos informado

é verdade ... qdo me referia aos 5000€/mês em inglaterra, era só um valor indicador para UK que o meu amigo me deu. Para a rep. checa o valor a partir do qual valerá a pena mudar será  mais baixo.

um abraço