Educação e outras Informações adicionais

StoneEdge StoneEdge

Educação e outras Informações adicionais

Ola a todos

Dei uma olhada nos foruns existentes e já fiquei esclarecido sobre algumas duvidas que tinha.

Assim gostaria de deixar as minhas restantes duvidas.

Gostaria de saber se alguns dos participantes deste fórum levou os filhos para este país.

Tenho uma oferta(à qual ainda estamos a discutir os termos finais) para uma oferta em Praga(na área de IT)

Mas as condições que irei ter são muito importantes devido à minha família.

Tenho duas filhas(uma com 8 e outra com 2) e a minha ideia é estar uns 6 meses no País validar as condições e se tudo correr bem, mudar a família toda para ai.

Mas a minha maior preocupação são as crianças e a sua educação.

Tentei encontrar escolas Portuguesas(privadas é obvio) mas não encontro(encontrei algumas universidades ou polos, mas não escolas primarias ou 2º ciclo)

Alguém poderia esclarecer este ponto, ou fazer um relato da sua experiência pessoal(onde também inclua os filhos etc.)

Visto que as condições já estão quase todas acordadas(seja remuneração, casa e outras benesses) a única coisa que me ira fazer recusar a oferta é esta questão com a educação das crianças.

Agradeço a todos antecipadamente.

SE
RicAlm RicAlm

Re: Educação e outras Informações adicionais

Olá

Conheço casos de portugueses que trouxeram as suas crianças (mais novas que as suas) mas a maioria, como eu, tem filhos nascidos cá, com um dos pais checo ou de outra nacionalidade.
Infelizmente, e ao contrário de outros países do centro da europa, não existem escola básicas oficiais em língua portuguesa na República Checa. A comunidade portuguesa com crianças em idade escolar ainda não é tão grande que justifique a sua existência. Talvez num futuro breve.

Uma alternativa para a sua filha de 8 anos poderá ser uma das muitas escolas em língua inglesa que existem em Praga. Diria que, pela idade que tem, a sua filha de 2 anos não terá grandes problemas de adaptação à lingua checa (ou inglesa) num "jardim infantil".

Ricardo
StoneEdge StoneEdge

Re: Educação e outras Informações adicionais

Ola Ricardo,

Obrigado pela sua mensagem.

Sim a comunidade portuguesa não é muito relevante e assim sendo não se justifica no momento escolas com o português(mesmo privadas)

Sinceramente não estou muito inclinado a aceitar a proposta devido a esta questão. A não ser que "re-façam" uma proposta muito irrecusável(o que não acredito muito), não irei aceitar. Tenho uma ultima reunião na próxima semana, mas não acredito em mais desenvolvimentos ate essa altura.

Para a miúda mais nova não vejo que acha grandes problemas, mas para a mais velha que mais 1 ano entrara no 2º ciclo será bem mais complicado. E penso que isso não será benéfico.

Gostaria de aceitar a proposta, tanto pela posição que me oferecem, bem como gostaria de conhecer a Republica Checa. Mas deveria ter chegado talvez uns anos mais cedo, mas agora a vida é outra e as nossas prioridades também.

Agradeço a todos os que tentaram elucidar sobre este assunto(seja aqui , seja nas mensagens privadas recebidas).

A todos um obrigado

Luciano (SE)