Cálculo de sálario bruto/líquido na Rep. Checa

j_duarte j_duarte

Cálculo de sálario bruto/líquido na Rep. Checa

O cálculo dos salários na Rep. Checa é bastante simples. Por lei, desconta-se uma taxa única de 15% sobre o salario super-bruto (salário bruto + contribuições sociais + contribuicoes fiscais + seguro de saúde), mas tem alguns truques. O melhor é usar uma calculadora online. A calculadora do finance.cz é bastante útil:
http://www.finance.cz/dane-a-mzda/financni-kalkulacky/mzdovy-kalkulator/

Como preencher o formulário:

Os campos mais importantes são:
Hrubá měsíční mzda - Salário bruto
Počet dětí - Número de filhos

Depois de preencher, basta clicar em Spočítej (Calcular).

O valor do salário líquido aparece em Čistá mzda.
A título de curiosidade, o salário super-bruto (custo total para o empregador) aparece em: Mzdové náklady zaměstnavatele

Os outros campos, menos importantes, são:
Počet dětí ZTP/P -  Número de filhos com cartão ZTP/P (invalidez)
Invalidita - Inválido
Držitel průkazu ZTP/P - Portador de cartao ZTP/P (invalidez)
Student- Estudante
Čerpaná dovolená v měsíci? - Cálculo de dias de férias
coelhopvaz coelhopvaz

Re: Cálculo de sálario bruto/líquido na Rep. Checa

E onde aparece o valor de impostos a pagar?
Eu por exemplo nao tenho retencoes feitas pela minha entidade empregadora.
Cumps
j_duarte j_duarte

Re: Cálculo de sálario bruto/líquido na Rep. Checa

O valor de impostos a pagar aparece em Záloha na daň, penso eu.

Eu sei que a calculadora funciona em casos em que a pessoa está empregada como permanente, e em casos em que a empresa faz as retenções. Para outras casos é provavelmente melhor falar com um contabilista qualificado!